quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Leituras de Outubro



Este é o segundo livro de Medina Carreira em formato de entrevista. No primeiro “o Dever de Verdade” as perguntas foram feitas por Ricardo Costa. Neste a entrevista é conduzida por Eduardo Dâmaso.

As respostas dadas por Medina Carreira não são simpaticas. Uns dirão que é uma repetição do que já disse, pelo menos 100 vezes em entrevistas ou colunas de opinião. Outros chamar-lhe-ão profecta da desgraça. Para mim o que importa reter, é que os dados que apresenta ( os dois livros têm graficos e estatisticas que permitem enquadrar o que o entrevistado vai dizendo) são reais.

Ao contrário do que por aí se vai ouvindo e lendo, a prespectiva exposta não é martelada ao sabor de conveniencias. É curioso que aqueles que poêm em causa a analise de Medina Carreira resumam a critiva ao excesso (dizem eles) de pessimismo da mesma.

A continuarmos neste caminho o terceitro livro de Medina Carreira terá apenas uma página, uma pergunta e uma resposta.
- Afinal o Dr. Medina Carreira Tinha razão?
- Pois tinha.
FIM

Só uma nota final para os entrevistadores (o defeito encontra-se nos dois livros). Nota-se uma incapacidade de sair das trivialidades do dia a dia. As perguntas são, muitas vezes, demasiado simples para não dizer simplorias. Vale a qualidade do entrevistado para responder noutro registo.

É um bom livro. Leve mas elucidativo. Recomendo.

Sem comentários: